A 5ª Onda

Este livro foi lido para o Desafio Literário Skoob 2015, onde no mês de Janeiro eu deveria ler o último livro que eu ganhei, comprei ou peguei emprestado.



Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

O livro é narrado por pontos de vista diferentes, os principais sendo Cassie, e Ben. Um livro ambientado em um ambiente apocalíptico, onde os inimigos são extraterrestres que se passaram por seres humanos e são conhecidos como os Outros.

Os personagens foram muito bem construídos, ao invés de serem mostrados como heróis corajosos e com grandes habilidades de sobrevivência, a maioria são pessoas reais que inicialmente não sabem atirar ou mesmo como sobreviver em um mundo tão hostil no qual não se pode confiar em ninguém, mas são personagens fortes pela maneira como sobrevivem com o que sabem e as poucas coisas que possuem.

A primeira regra para sobreviver à 4ª Onda é não confiar em ninguém, não importa qual a sua aparência. 

Cassie (não Cassie de Cassandra, ou Cassie de Cassidy, mas Cassie de Cassiopeia) é a personagem com maior destaque no livro, uma adolescente que perde parte da família, e sua motivação para seguir em frente é encontrar seu irmão menor Sammy, apesar de nem mesmo saber se existe mais alguma pessoa viva no mundo, além dela. Algumas de suas atitudes são realmente idiotas, mas sua motivação e a maneira como os próprios erros fazem com que a personagem evolua nos faz torcer pra ela, querendo que de tudo certo.

Às vezes, acho que sou a última pessoa na Terra.

Ben  (mas tarde apelidado de zumbi) também tem muitos capítulos narrados por seu onto de vista. Eu o considerei o personagem mais forte, poi ele não tinha ninguém como motivação sobreviver, mas ele encontra forças para sobreviver por si mesmo.

“Vou lhe ensinar a amar a morte. Vou esvaziar o seu sofrimento, culpa e autopiedade, e enchê-lo de ódio, desprezo e espírito de vingança, Vou fazer minha última declaração aqui, Benjamin Thomas Parish.”


Há mais dois personagens que possuem capítulos por seus pontos de vista, sendo um deles Evan, que foi o personagem de quem mais gostei (mas qualquer informação sobre ele seria spoiler).

Um homem de poucas palavras esse Evan Walker.


Eu fiquei o livro todo tentando adivinha o que seria a quinta onda, para chegar o final e ser algo completamente diferente do que imaginava, mas foi tão coerente com os acontecimentos do livro que depois fiquei me perguntado como não havia pensado naquilo antes?
Completamente ansiosa para ler o segundo livro, e torcendo para que algo que parece ter acontecido no final deste livro não tenha realmente acontecido.

Este livro seria indicado para quem goste de livros de ficção com temas apocalípticos, que prenda o leitor desde o início, com reviravoltas e que provocam emoções intensas.
Leia Mais ►

Anna e o Beijo Francês

Este livro foi lido para o desafio I Dare you, onde eu deveria ler um livro relacionado a férias,




Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer? 



 Narrado em primeira pessoa pela própria Anna, o livro nos leva diretamente até paisagens encantadoramente belas de Paris pela forma como a autora nos apresenta os cenários.

Anna em primeiro momento aparenta ser como a maioria das outras garotas mostradas em romance: insegura e se sentindo injustiçada pela própria vida. Mas conforme o enredo se desenvolve, e ela vai perdendo sua insegurança, podemos notar como sua personalidade realmente é, o que nos leva a nos identificar e até mesmo torcer pela felicidade dela.
Étienne St. Clair é um personagem em que sou incapaz de descrever perfeitamente em palavras,  além do fato dele ser incrivelmente romântico, simpático e possui um bom senso de ética. Por outro lado ele se demonstra inseguro, tendo medo do que pode acontecer sempre que houver alguma mudança significativa em sua vida, se tornando acomodado com seu namoro.

O enredo foi muito bem evoluído, mesclando momentos engraçados e tristes. O que me agradou foi a forma como o romance foi abordado, mostrado primeiramente a amizade (apesar de haver química quando eles se conheceram), lentamente se tornando amor, sem parecer forçado. De todos os romances que li até agora, esse com certeza foi meu favorito.


Este livro seria indicado para quem procure um romance leve, que mesmo sem haver nenhum acontecimento muito relevante, seja bem interessante de ler.
Leia Mais ►

Imortais - Histórias de Amor Eterno

Quinto livro do desafio  Mãe, tô de Férias,

     



Nessa tão esperada coletânea, P.C. Cast , autora da famosa série House of Nights, reuniu alguns dos principais conhecedores do mundo das criaturas sobrenaturais e selecionou os textos mais fascinantes destes escritores. O amor impossível entre um rapaz simples e uma menina rica que se torna vampira em busca de liberdade; uma paixão do passado que reaparece em forma de fantasma para salvar seu vampiro e uma fada que tenta livrar de grandes encrencas sua melhor amiga são apenas algumas das histórias narradas por autores como Claudia Gray, Rachel Caine ou Kristin Cast. Afinal, quando se é Imortal, o amor é para sempre.






1º CONTO: AMOR ASSOMBRADO – CYNTHIA LEITICH SMITH

A autora de Tantalize, Cynthia Leitich Smith apresenta um triângulo amoroso entre um vampiro, um fantasma e uma garota, no qual nenhum deles é o que parece ser.

2º CONTO: NÉVOA AMARELA - KRISTIN CAST

E Kristin Cast, coautora da série House of Night, apresenta um novo tipo de vampiro: aquele com raízes na mitologia grega, com o poder de alterar o espaço e o tempo para salvar a menina a quem ele ama.

3º CONTO: PERSEGUIÇÃO DE UM HOMEM MORTO - RACHEL CAINE

Rachel Caine revisita sua série Morganville Vampires, na qual os vampiros estão no comando e o amor é negócio arriscado, mesmo quando se trata de sua própria família.

4º CONTO: BONS MODOS À MESA - TANITH LEE

A mestre em fantasia Tanith Lee nos mostra o que acontece quando uma moça bonita e inteligente com sabedoria sobrenatural encontra um jovem e atraente vampiro.

5º CONTO: LUA AZUL - RICHELLE MEAD

A autora de Vampire Academy, Richelle Mead, mostra o conto de um jovem vampiro fugindo se seus semelhantes, e um rapaz que oferece carona e... um motivo para continuar fugindo.

6º CONTO: TRANSFORMAÇÃO - NANCY HOLDER

A escritora da série Wicked, Nancy Holder, entra em uma Nova York pós-apocalíptica na qual dois grandes amigos são forçados a tomar uma decisão que pode levá-los à morte.

7º CONTO: FARRA - RACHEL VICENT

Rachel Vicent explora um novo aspecto do universo se seu Soul Screamers com a história de uma fada capaz de inspirar o músico a quem ama a alcançar novos pontos de criatividade – ou sugar dele seu talento.

8º CONTO: LIVRE - CLAUDIA GRAY

Claudia Gray nos leva ao mundo de sua séria Noite Eterna (Evernight), em que uma futura cortesã do século XVII é assediada por um homem perigosamente atencioso – em diversos aspectos.

O livro é composto de histórias curtas, dos oito contos, dois deles (Transformação e Livre) são contados em terceira pessoa, e os demais são em primeira.

Dentre todos os contos o meu favorito foi Lua Azul, tanto pela narrativa quanto pelos personagens, tendo um final que abre caminho para o que poderia ser um livro própio.
O conto Névoa Amarela tina um assunto que poderia ter feito um conto bom, mas os  personagens deixaram a desejar por falta de personalidade, e o Perseguição de um Homem Morto que se passa no mesmo universo de Morganville Vampires, conto que gostei ao pote de me sentir curiosa para ler os livros da série que o originou.

Os demais contos são razoáveis, alguns um tanto confusos, eu indicaria o livro apenas para quem goste de romances sobrenaturais, mas para aqueles que são críticos com os livros que lê, este não seria indicado.
Leia Mais ►

Como Fui Esquecer Você

Quarto livro do desafio  Mãe, tô de Férias,




Existem muitas coisas que Zoey gostaria de esquecer. Que seu pai engravidou a namorada de vinte e quatro anos. Seu medo de que toda a cidade descubra sobre o colapso nervoso de sua mãe. Do belo e sombrio, Doug, o bad boy da escola que a perturba. Sentindo como se sua vida estivesse prestes a se tornar uma completa bagunça, Zoey luta da única forma que sabe, usando sua famosa atenção em detalhes para assegurar seu lugar como a filha perfeita, a aluna perfeita, e a namorada perfeita para o popular jogador de futebol americano, Brandon. Mas, em seguida, Zoey se envolve em um acidente de carro e no dia seguinte há apenas uma coisa da qual ela não consegue se lembrar - a noite do dia anterior. Saíra com Brandon como pretendia? Mas então porque Brandon a estava evitando? E porque Doug, de todas as pessoas, de repente está agindo como se algo de importante tivesse acontecido entre os dois? Zoey apenas lembra de Doug tirá-la do carro, mas ele continua a se referir ao que aconteceu aquele noite como se fosse algo mais. E Zoey está aterrorizada em admitir o quanto não pode se lembrar. A controlada e meticulosa Zoey está rapidamente perdendo o controle de todos os detalhes importantes de sua vida - uma vida que parece estranhamente vazia de Brandon e estranhamente preenchida por Doug.
O livro segue o ponto de vista de Zoey, uma garota que vive conflitos pessoais e familiares, e tenta encobrí-los se mostrando perfeita perante as pessoas, até o momento em que sofre un acidente e não consegue lembrar da noite anterior. A partir deste ponto ela tenta descobrir a razão para que algumas pessoas estejam ajindo estranhamente com ela, mas sem revelar que sofreu uma peguena perda de memória.

A leitura flui muito rapidamente devido a narrativa leve que realmente nos prende na história. 
Zoey primeiramente parece ser bem fútil, mas conforme o decorrer do livro podemos perceber que essa aparente futilidade serve apenas para mascarar seus problemas. Doug foi um personagem com altos e baixos, sendo gentil e carinhoso em alguns momentos, e agressivo em outros, o que fez com que o personagem fosse mais real. 

Este livro seria indicado para quem procura uma leitura leve, que seja feita rapidamente, e que se possa se identificar com os personagens.
Leia Mais ►

A Bruxa de Ferro

Terceiro livro lido para o desafio : Mãe, tô de Férias, onde deveria concluir um livro já iniciado.




Esquisita. Era assim que chamavam Donna Underwood, 17 anos, no colégio depois de um horrível ataque de encantados matar seu pai quando ela era criança. Seus ferimentos e a reabilitação resultaram em força aumentada pela magia, graças às tatuagens de ferro em seus braços e nas mãos. Como filha de alquimistas, ela é abençoada e amaldiçoada, ao mesmo tempo, por uma herança de magia que não deixa muito espaço para garotos, festas e lições de casa. Agora, depois de dez anos desejando uma vida normal, ela finalmente é forçada a aceitar seu papel na guerra de séculos contra os mais sombrios proscritos do povo encantado: Os Elfos das Trevas. Agora Donna vai ter que correr para salvar a vida do melhor amigo – mesmo que para isso tenha que trair um dos maiores segredos do mundo e enfrentar justamente aquilo que destruiu sua família.



Narrado em terceira pessoa, segue a vida de Donna, filha de alquimistas, que após um acidente precisou ter seus braços reconstruídos com ferro.
Os personagens foram meio clichês, apasar de terem uma ou outra característica interessante. Navin, o melhor amigo meio nerd que gosta de Donna mais que um amigo, Xan o garoto bonito e misterioso que sabe muito mais do que aparenta, e a própia Donna, uma garotoataxada como esquisita.

A enrredo foi cheio de altos e baixos, em alguns momentos foi tão parado que realmente deu sono, e as partes com mais ação foram bem rápidas, faltando mais detalhes da cena em si, o que me fez abandonar o livro após o capítulo quinze, mesmo estando proxíma ao final, terminado o livro apenas cerca de oito meses após começá-lo.

Este não seria um livro que eu recomendaria, mas para quem goste de ler livros com temas sobrenaturais, mesmo sendo um pouco clichê, este serviria muito bem.
Leia Mais ►

A Revolução dos Bichos

Segundo livro do desafio  Mãe, tô de Férias, onde deveria ler um livro em um dia.






Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. (fonte:Skoob)
Contado em terceira pessoa, A Revolução dos Bichos segue os animais da Granja do Solar em sua revolução, originada na busca por liberdade.

O livro foi lido em poucas horas devido á maneira como o autor narra a história sem nenhuma enrrolção, e a cada página virada se tornava impossível não ficar cada vez mais presa á leitura.

A maneiro como os animais foram retratados nos revela o quando suas personalidades são iguas ás dos seres humanos, e logo podemos identificar que o autor montou todas essas personalidades baseadas em líderes e pessoas comuns da União Soviética.

Este livro seria recomendado para quem procura uma leitura leve e rápida, ao mesmo tempo reflexiva.
Leia Mais ►

A Fera Interior



Primeiro livro lido para o desafio Mãe, tô de Férias, onde deveria ler um livro de 400 páginas.




Cinco corpos masculinos mutilados – castrados – e um rico empreendedor que denuncia na mídia a falta de firmeza da justiça dinamarquesa para com os pedófilos. O inspetor Simonsen, que tem experiência demais para não desconfiar das coincidências, logo compreende que está diante de um plano de grandes dimensões, cujos pormenores ainda desconhece…
Neste primeiro romance, intenso e cativante, Lotte e Søren Hammer constroem uma intriga milimétrica e engenhosa sobre um assunto ainda tabu na Dinamarca, a pedofilia. Pintando o retrato de uma opinião pública que toma partido dos assassinos, os autores levam o leitor a questionar suas próprias certezas éticas.
Seguindo o ponto de vista de vários personagens diferentes,intercalando entre os policiais e os assassinos, A fera interior gera um conflito entre o que acreditamos, e o que realmente é certo.
Logo no primeiro capítulo nos deparamos com a cena do crime, onde os cinco corpos são encontrados.

As mãos de todos tinham sido amputadas, mas os antebraços estavam intactos desde o cotovelo até o punho. As faces estavam desfiguradas. As genitálias também fomam mutiladas - de forma a ficarem irreconhecíveis - ou arrancadas.

No início a leitura flui lentamente, mas conforme mais pistas são encontradas o livro se tona mais interessante, nos apresentando estatísticas e atos horrendos que nos deixa na dúvida de qual lado nos posicionar, o da polícia ou dos assassinos.

Podemos fazer justiça com as própias mãos?

A variedade de personagens é grande, o que me deixou um pouco confusa sempre que  um novo personagem aparecia, mas isso logo passa conforme vamos conhecendo as características de cada um, que possui um a função específica no enredo, não havendo nenhum personagem criado por acaso.

Simonsen é o personagem principal, um detetive que primeiramente é apresentado como sendo um dos melhores no que faz, mas ao decorrer da trama percebemos ue ele é um tanto quanto arrogante, se achando dono da verdade, dispensando informaçãos que poderiam ter sido importantes.

No geral o livro foi razoavelmente bom,  com uma trama boa e um tema realmente polêmico, mas não seria um livro que eu indicaria.
Leia Mais ►

Desafios Literários 2015

 O desafio consiste em ler dez livros no mês de janeiro, divididos por dias e temas.

Livro 1 ( Do dia 02 ao dia 05 )  - Um livro com 400 páginas , Leia 100 por dia;
Livro 2 ( dia 06 ) - Um livro para ler em um dia ;
Livro 3 ( Do dia 07 ao dia 10 ) - Um livro que você já começou e ainda não terminou. Caso não tenha faça sua escolha.
Livro 4 ( Do dia 11 ao dia 13 )  -Um Romance
Livro 5 ( dia 14 )  - Um Livro de crônicas/ poesia ou livro para ler em um dia.
Livro 6 ( Do dia 15 ao dia 18 ) - Um livro Nacional
Livro 7 ( Do dia 19 ao dia 21) - Um infanto juvenil ou um livro infantil
Livro 8 ( Do dia 21 ao dia 24) - Um livro Internacional
Livro 9 ( Do dia 25 ao dia 28 ) - Um livro com autografo ou dedicatória ( Caso não possua, um livro que tenha comprado recentemente )
Livro 10 ( Do dia 29 ao dia 30 ) - Um livro de sua preferencia . 





 O I Dare You (tradução: Eu Te Desafio) é um desafio literário que tem como objetivo incentivar a leitura de diferentes gêneros, fazendo com que o leitor expanda o seu conhecimento literário, aumente a sua lista de livros lidos, ou até leia aquele livro que está parado na estante por muito tempo.

Janeiro: Férias
Fevereiro: Comédia
Março: Chick-Lit.
Abril: Young Adult.
Maio: Romance Histórico.
Junho: Romance.
Julho: Protagonista Masculino.
Agosto: Temas Polêmicos.
Setembro: Romance Policial.
Outubro: Terror.
Novembro: Musicais.
Dezembro: Seu gênero favorito



Ler e resenhar pelo menos 1 livro de cada tema durante o ano de 2015, ou seja, no mínimo 12 livros, 1 de cada tema.

Temas:- Janeiro: Novinho em folha (o último livro que você comprou/ganhou/pegou emprestado)
- Fevereiro: Fantasia
- Março: Escritoras com ‘A’ maiúsculo (um livro escrito por mulher)
- Abril: Pega na mentira! (uma história que envolva mentira, falsidade, enganação)
- Maio: Língua-mãe (livros escritos originalmente em português)
- Junho: Casais (namorados, casados, separados, viúvos, etc)
- Julho: Inverno (histórias que se passem em um lugar frio, capas que remetam ao inverno)
- Agosto: Folclore e Mitologia
- Setembro: Livros banidos
- Outubro: Terror
- Novembro: Finados (personagens que têm que lidar com a morte – já ocorrida ou iminente)
- Dezembro: Ganhadores de prêmios (livros/autores vencedores do Jabuti, Nobel, Pulitzer, etc)

Leia Mais ►