A 5ª Onda

Este livro foi lido para o Desafio Literário Skoob 2015, onde no mês de Janeiro eu deveria ler o último livro que eu ganhei, comprei ou peguei emprestado.



Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

O livro é narrado por pontos de vista diferentes, os principais sendo Cassie, e Ben. Um livro ambientado em um ambiente apocalíptico, onde os inimigos são extraterrestres que se passaram por seres humanos e são conhecidos como os Outros.

Os personagens foram muito bem construídos, ao invés de serem mostrados como heróis corajosos e com grandes habilidades de sobrevivência, a maioria são pessoas reais que inicialmente não sabem atirar ou mesmo como sobreviver em um mundo tão hostil no qual não se pode confiar em ninguém, mas são personagens fortes pela maneira como sobrevivem com o que sabem e as poucas coisas que possuem.

A primeira regra para sobreviver à 4ª Onda é não confiar em ninguém, não importa qual a sua aparência. 

Cassie (não Cassie de Cassandra, ou Cassie de Cassidy, mas Cassie de Cassiopeia) é a personagem com maior destaque no livro, uma adolescente que perde parte da família, e sua motivação para seguir em frente é encontrar seu irmão menor Sammy, apesar de nem mesmo saber se existe mais alguma pessoa viva no mundo, além dela. Algumas de suas atitudes são realmente idiotas, mas sua motivação e a maneira como os próprios erros fazem com que a personagem evolua nos faz torcer pra ela, querendo que de tudo certo.

Às vezes, acho que sou a última pessoa na Terra.

Ben  (mas tarde apelidado de zumbi) também tem muitos capítulos narrados por seu onto de vista. Eu o considerei o personagem mais forte, poi ele não tinha ninguém como motivação sobreviver, mas ele encontra forças para sobreviver por si mesmo.

“Vou lhe ensinar a amar a morte. Vou esvaziar o seu sofrimento, culpa e autopiedade, e enchê-lo de ódio, desprezo e espírito de vingança, Vou fazer minha última declaração aqui, Benjamin Thomas Parish.”


Há mais dois personagens que possuem capítulos por seus pontos de vista, sendo um deles Evan, que foi o personagem de quem mais gostei (mas qualquer informação sobre ele seria spoiler).

Um homem de poucas palavras esse Evan Walker.


Eu fiquei o livro todo tentando adivinha o que seria a quinta onda, para chegar o final e ser algo completamente diferente do que imaginava, mas foi tão coerente com os acontecimentos do livro que depois fiquei me perguntado como não havia pensado naquilo antes?
Completamente ansiosa para ler o segundo livro, e torcendo para que algo que parece ter acontecido no final deste livro não tenha realmente acontecido.

Este livro seria indicado para quem goste de livros de ficção com temas apocalípticos, que prenda o leitor desde o início, com reviravoltas e que provocam emoções intensas.
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário