Como consequência do que aconteceu na Sword & Cross, Luce foi escondida por seu namorado que é um anjo amaldiçoado, Daniel, em uma nova escola repleta de Nefilim, descendentes de anjos caídos e seres humanos. Daniel prometeu que ela estará segura aqui, protegida daqueles que querem matá-la. Na escola a Luce descobre o que as Sombras que a seguiram durante toda a sua vida significam – e como manipulá-las para ver dentro de suas outras vidas. Ainda assim, quanto mais a Luce aprende sobre si mesma, mais ela percebe que o passado é sua única chave para desbloquear seu futuro… e que Daniel não lhe disse tudo. E se a versão dele do passado não é bem como as coisas realmente aconteceram… e se a Luce era para estar realmente com outra pessoa?
Tormenta não segue o estilo mais sombrio de Fallen.
O livro possui menos a presença de Daniel, e aparecem novos personagens como Miles e Shelby.
A determinação de Daniel em não contar nada á Luce me deixou aflita, querendo a explicação para as pontas soltas existentes desde o primeiro livro.
Luce aprende a dominar as sombras, podendo assim saber mais sobre seu passado. Ela também passa a questionar se seu relacionamento com Daniel é realmente eterno.
Cam e Daniel fazem uma trégua para protegeram Luce, e conseguimos ver como o "lado bom" e "lado mal" não são tão extremos em sua divergência, havendo uma linha muito tênue entre ambos.