Este livro foi lido para o Desafio literário I Dare You, onde no Janeiro eu deveria ler um livro ganhado de um amigo.
Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.
Se passa em 2044, onde o planeta sofre de crises, não ha mais petroleo e a vida para as pessoas mais pobres chega a ser miserável.
Como escape de suas situações reais as pessoas passaram a se refugiar no OASIS, uma ferramenta de realidade virtual, onde as pessoas podem ser algo diferente do que são na vida real, e ao mesmo tempo podem estudar e trabalhar, sem precisar sair do OASIS.
Quando o criador do game morre, deixa como herança todo o seu patrimonio, incluindo o OASIS, para quem solucionar seus enigmas e encontrar o ovos, que na verdade são chaves que mostram como chegar ao próximo nível.
Em meio a essa corrida para encontrar os ovos, aquele que se sobressai é Wade, um menino de 17 anos, pobre e completamente viciado no OASIS. Usando o nome de avatar Parzival, ele é o primeiro a encontrar um ovo, o que o deixa cada vez mais evidente dentro do mundo OASIS, e o torna uma verdadeira celebridade.
A partir desse momento acompanhamos toda a corrida dos caça-ovos (nome dado aos jogadores que estão em busca dos ovos), e os desafios que Wade enfrenta para continuar sua caça e ao mesmo tempo despistar Os Seis, que são jogadores que recebem ordens de uma empresa que quer dominar o Oasis.
O livro foi bem divertido de ler, mais houveram algumas partes repetitivas, principamente em referencias aos anos oitenta, e a idolatria que o criador do jogo tinha por essa época. Houvem furos na história, como o fato de todos usarem os computadores que simulem o OASIS durante todo o dia, quando a terra passa por uma grande escasses de energia.
Jogador Nº1 foi um livro bem mediano. Super interessante para queles que gostam do universo geek, mas um enrredo que não passa de jogos e referências aos anos oitenta.